What is it?
É uma alteração da mama masculina que se caracteriza pelo aumento de tamanho, por vezes considerável e com ptose (queda), habitualmente bilateral, mas podendo ser assimétrica. Caracteriza-se por hipertrofia da gordura ou da glândula mamária, e com frequência surge na adolescência ou idade adulta jovem, condicionado desconforto e retração social.
Na maioria dos casos não há causa conhecida (idiopática) mas por vezes está associada a obesidade, alterações endócrinas fisiológicas ou doenças subjacentes.
Who is it indicated for?
Está indicada nos homens que manifestam preocupação estética pelo volume e projeção da mama, com impacto na escolha de vestuário ou que condicione isolamento e retração interpessoal e social, sobretudo em atividades que implicam exposição, como praia, ginásios, etc..
Está indicada em homens que não apresentem situações subjacentes de tratamento médico
- Saudáveis
- Homens cujo desenvolvimento mamário se encontre estabilizado ou, se adolescentes, informados e cientes da eventual possibilidade de tratamento adicional após estabilização do crescimento
- Não fumadores
- Com expectativas adequadas à sua situação corporal e condições intrínsecas, como a elasticidade e flacidez da pele
Scars
A localização e extensão das cicatrizes varia consoante a técnica cirúrgica utilizada. Quando é realizada a técnica da lipoaspiração, a incisão é mínima, habitualmente inferior a 5mm, localizada numa zona da parede torácica inferior que esteticamente resultará numa cicatriz pouco percetível.
Quando a opção recai sobre a redução cirúrgica de mastectomia subcutânea simples a cicatriz é hemiareolar, camuflada na transição da aréola com a pele circundante. Se ocorre também a redução areolar e de pele em excesso, a cicatriz localiza-se em toda a circunferência da aréola, igualmente camuflada na transição da aréola com a pele circundante.
Technical Description
Dependendo da causa subjacente à hipertrofia mamária (excesso de gordura ou hipertrofia da glândula mamária) e do excesso de pele/tamanho da aréola, o tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado através da lipoaspiração ou da redução cirúrgica (mastectomia subcutânea).
No caso de a ginecomastia ocorrer essencialmente por aumento de gordura (pode ocorrer também em contexto de obesidade) o tratamento poderá ser realizado através da lipoaspiração, com incisões mínimas.
Nos casos em que se verifica que há hipertrofia glandular, ou há excesso de pele ou aréola que justifiquem excisão, o tratamento cirúrgico de redução mamária é realizado através de uma incisão hemi-areolar ou peri-areolar, com remoção cirúrgica dos tecidos, redução do tamanho da aréola e correção da ptose; pode ser combinada com lipoaspiração.
Type of anesthesia
A lipoaspiração ou a mastectomia subcutânea podem ser realizadas com sedoanalgesia (anestesia local com sedação) ou com anestesia geral, frequentemente com máscara laríngea, um tipo de anestesia geral mais leve, que permite que o recobro pós-operatório seja mais rápido e melhor tolerado.
Results and benefits
Os resultados da cirurgia de redução mamária masculina são imediatamente visíveis, com resultado muito favorável na autoimagem.
Os benefícios são sentidos a vários níveis:
- Aumento na autoestima, pelo impacto favorável na autoimagem e harmonia corporal
- Melhor qualidade de vida
- Mais liberdade nas atividades de rotina e exercício
- Mais liberdade na escolha do vestuário
Recovery
2-5 dias até regressar ao trabalho.
Postoperative Care
Em regime de ambulatório ou com internamento curto, inferior a 24h, a recuperação pode ser feita normalmente no domicílio.
Deverá utilizar uma faixa/cinta compressiva nas 3-4 semanas seguintes, cumprir a medicação e todas as restantes recomendações da equipa médica.
Será aconselhado a alguma limitação nas atividades que envolvem os movimentos dos braços, nas primeiras semanas, mas sem limitação nas atividades diária de cuidados pessoais e atividades de rotina. Deverão ser evitados os exercícios e esforços intensos nos primeiros dias.