Liposuction

What is it?

A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica que permite, através de cânulas apropriadas e equipamento específico, a remoção, por sucção, de depósitos de gordura indesejada, localizada em áreas específicas do corpo, incluindo face, pescoço, tronco, abdómen, membros superiores, região glútea e membros inferiores.

No mesmo tempo cirúrgico associa-se, frequentemente, a técnicas de lipoenxertia para melhor definição do contorno corporal, através do aproveitamento e injeção da gordura em determinadas áreas deficitárias – lipoescultura.

Who is it indicated for?

O(a)s candidatos ideais para a lipoaspiração devem reunir os seguintes critérios de seleção: 

  • Gordura localizada, em determinadas áreas corporais
  • Peso saudável e estável
  • Bom estado geral
  • Pele firme e com boa elasticidade
  • Ter expectativas realistas e comprometer-se no resultado

Onde está indicada?

A lipoaspiração pode ser realizada em qualquer zona do corpo, reunidas que estejam as condições de apresentar depósitos de gordura e pele com boas características de elasticidade. As zonas mais comumente procuradas para lipoaspiração são:

  • Abdómen
  • Flancos
  • Tronco posterior – costas/dorso
  • Face externa das coxas – culotes
  • Face interna das coxas
  • Face posterior das coxas – “banana rolls”
  • Zona púbica – “monte de vénus”
  • Braços
  • Pescoço – “Papada” 
  • Mama masculina (ginecomastia) e mama feminina 

Onde e Quando não está indicada?

A lipoaspiração não tem indicação em determinadas situações que, com frequência, são motivo de solicitação da técnica:

  • Flacidez abdominal, dos braços ou coxas: nesse caso o problema assenta essencialmente no excesso de pele, que a técnica não corrige
  • Celulite: “casca de laranja” em que está subjacente uma alteração da drenagem linfática que pode ser agravada pela “agressão” cirúrgica
  • Excesso de peso: a técnica está formalmente indicada para tratamento de depósitos localizados de gordura e não para tratamento de situações de sobrepeso ou obesidade

Scars

A lipoaspiração, é uma técnica cirúrgica que permite, através de cânulas apropriadas e equipamento específico, a remoção, por sucção, de depósitos de gordura indesejada, localizada em áreas específicas do corpo, incluindo face, pescoço, tronco, abdómen, membros superiores, região glútea e membros inferiores.

No mesmo tempo cirúrgico associa-se, frequentemente, a técnicas de lipoenxertia para melhor definição do contorno corporal, através do aproveitamento e injeção da gordura em determinadas áreas deficitárias – lipoescultura. 

Technical description

A lipoaspiração é realizada através de incisões muito pequenas, o suficiente para a introdução de cânulas com diâmetros que oscilam entre os 2-5mm, habitualmente localizadas em zonas escondidas pelo vestuário ou camufladas em áreas de pregas naturais.

Pode ser feita aspiração manual ou potenciada com equipamentos específicos (vibrolipoaspiração, aspiração ultrassónica, aspiração por laser, entre outros).

Tipo de Anestesia

O tipo de anestesia pode ser local, sedoanalgesia ou anestesia geral, dependendo da extensão das áreas a lipoaspirar, entre outros aspetos. Habitualmente, mesmo em casos de anestesia geral, é introduzida uma solução anestésica e vasoconstritora nas zonas a aspirar que facilita a aspiração intraoperatória e a analgesia pós-operatória. 

Resultados e Benefícios

Os resultados da cirurgia de lipoaspiração são imediatamente visíveis, pela redução e modificação do contorno, e observa-se melhoria adicional progressiva e significativa do contorno e aspeto nas semanas seguintes, com a resolução do edema e massagens corporais que deverão ser incentivadas.

Obtenção de resultados duradouros em áreas de difícil tratamento com medidas dietéticas e exercício.

Verifica-se marcado aumento na auto-estima, pelo impacto favorável na autoimagem e harmonia corporal. Mais liberdade na escolha do vestuário.

Recovery

2-5 dias até regressar ao trabalho.

Cuidados Pós-operatórios

No imediato ou após um internamento inferior a 24h, a recuperação pode ser feita normalmente no domicílio.

Deverá cumprir a medicação e todas as restantes recomendações da equipa médica. 

Deverá iniciar precocemente massagens de drenagem linfática. 

Será aconselhada a evicção de exercícios e esforços intensos nos primeiros dias, mas sem limitação nas atividades diárias de cuidados pessoais e atividades de rotina, com incentivo à marcha e auto-massagem.

Será aconselhada a utilização de cinta compressiva no pós-operatório durante 3-4 semanas