Mamilo invertido

O que é

A inversão mamilar é habitualmente uma malformação congénita, podendo ocorrer de forma adquirida, e pode manifestar-se uni ou bilateralmente, com graus variáveis de inversão ou retração, desde um grau ligeiro (grau I) em que a exteriorização do mamilo é espontânea ou facilmente despertada por manobra manual, até à situação de inversão permanente, grau III, sem exteriorização, mesmo com manobras de provocação.

Resulta da retração dos canais galactóforos, porque são mais curtos congenitamente ou por retração inflamatória ou de outra natureza, podendo também resultar da alteração da atividade do músculo esfíncter areolar.

É mais frequente na mulher, mas pode também ocorrer no homem.

Para quem está indicado?

Está indicada quando condiciona preocupação estética ou funcional (por ex. perturbação na amamentação).

Cicatrizes

Cicatrizes mínimas e não percetíveis na periferia do mamilo.

Descrição técnica

Através de incisões mínimas impercetíveis na periferia do mamilo é feita a libertação das estruturas retráteis, a elevação do mamilo e a sustentação do mesmo através de uma técnica de sutura específica.

Tipo de Anestesia

A correção do mamilo pode ser realizada com anestesia local. 

Resultados e benefícios

Os resultados da cirurgia são imediatamente visíveis, com melhoria estética que resulta da contorno e saliência mamilar, sobretudo quando a inversão é unilateral e se traduz em notória assimetria que condiciona o vestuário e a autoimagem.

Recuperação

Regresso imediato ao trabalho.

Cuidados pós-operatórios

Deverá cumprir a medicação e recomendações da equipa médica. Sem necessidade de cuidados especiais no pós-operatório, será aconselhada na limitação nas atividades que envolvem os movimentos de abertura ampla e brusca dos braços, nos primeiros dias, mas sem limitação nas atividades diárias de rotina.