Mastopexia com próteses

O que é?

Também conhecida como mastopexia de aumento, é uma cirurgia que combina o levantamento da mama e reposicionamento estético da aréola, através da remoção de pele em excesso e remodelação dos tecidos mamários, com o aumento adicional de volume e projeção pela utilização de implantes mamários, conferindo mais volume ao polo superior e decote, com redefinição do seu contorno de forma mais atraente.

Para quem está indicado?

Está indicada quando a mulher pretende, simultaneamente, levantar a mama e ter mais volume, com melhoria da aparência, contorno e projeção do polo superior e decote. É uma solicitação comum nas mulheres insatisfeitas com a aparência, descaimento e perda de volume da mama ocorrida ao longo do tempo, frequentemente em consequência de:

  • Gravidez
  • Amamentação
  • Variações de peso
  • Idade
  • Hereditariedade

Está indicada nas mulheres que pretendem melhorar a aparência, o volume e a projeção da mama, mas acham que a mastopexia, sem a inclusão adicional de implantes, não resultará no volume e projeção idealizados. As candidatas à mastopexia com implantes devem:

  • Ser Saudáveis
  • Não fumadoras

Ter expetativas adequadas à sua situação corporal e condições intrínsecas, como a elasticidade e flacidez da pele, bem como o tipo e localização das cicatrizes resultantes.

Cicatrizes

A localização e extensão das cicatrizes adequa-se a cada caso, consoante o grau de descaimento e perda de elasticidade, bem como a quantidade de tecido mamário disponível para a remodelação.

Em mastopexias muito ligeiras a cirurgia poderá ser realizada através de uma incisão limitada à zona periareolar, mas geralmente implica também uma incisão vertical, abaixo da aréola, podendo também ser necessária uma incisão horizontal (resultando numa cicatriz em “T” invertido), camuflada no sulco inferior da mama, cuja extensão depende da quantidade de excesso de pele a ser removida.

Descrição técnica

A mastopexia é realizada através de incisões que variam em localização e extensão, através das quais se remove a pele, com reposicionamento superior do complexo aréolo-mamilar e se procede à remodelação e sustentação do tecido mamário, potenciando-se a projeção e volume idealizados através da colocação de implantes mamários. Durante o processo de remodelação mamária é também corrigida a assimetria de volume e o tamanho das aréolas, se necessário.

Tipo de anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia geral, frequentemente com máscara laríngea, um tipo de anestesia geral mais leve, que permite que o recobro pós-operatório seja mais rápido e melhor tolerado.

Resultados e benefícios

Os resultados da cirurgia da mastopexia com implantes são imediatamente visíveis, pelo aumento do volume e melhoria da aparência estética da mama e decote. Nas semanas seguintes ocorre melhoria do edema associado, bem como atenuação das cicatrizes, com resultado muito favorável na autoimagem.

Os benefícios são sentidos a vários níveis, destacando-se: 

  • Impacto favorável na sua autoimagem e harmonia corporal, com aumento da autoestima e autoconfiança na interação social
  • Maior liberdade na escolha do vestuário

Recuperação

2-5 dias até regressar ao trabalho.

Cuidados pós-operatórios

Após um internamento breve, de 24h, em regra, a recuperação pode ser feita normalmente no domicílio. 

Deverá cumprir a medicação e todas as restantes recomendações da equipa médica. 

Será acompanhada pela sua equipa na realização de pensos, durante 10-12 dias 

 

Será aconselhada alguma limitação nas atividades que envolvem os movimentos dos braços, na primeira semana, mantendo, contudo, as atividades diárias de cuidados pessoais e algumas atividades de rotina. 

Deverão ser evitados os exercícios e esforços intensos nos primeiros dias.

Será aconselhada a utilizar um sutiã no pós-operatório durante 4-8 semanas.